domingo, 24 de março de 2013


Era uma vez um menino que sonhava com sentimentos: Símbolos cores e formas na pintura de Joan Miró.

Se visualizar as pinturas de Marc Chagall é mergulhar em um sono profundo e dele emergir consciente, visualizar as pinturas de Joan Miro é subir ao céu celestial, este azul celestial que envolve e eleva seus personagens.

Transitando entre a paisagem de símbolos e a paisagem ideal, a paisagem de símbolos tem por característica o triunfo do símbolo sobre a sensação. A paisagem ideal o uso consciente do misterioso e do desconhecido
O céu de Miró ultrapassa as camadas esféricas para chegar às constelações, nome dado a uma das suas pinturas mais famosas “Números e Constelações em Amor com uma Mulher”.

Miró quis pintar o firmamento, chegar mais perto de Deus. Desenvolvendo à posteriore o trabalho dos grandes mestres renascentistas, viu nascer em suas pinturas, o que mais parecia ser um sonho de menino, seu compromisso de homem. Não deixou de viver sua existência e a talvez buscar inspiração nas atividades cotidianas de homens interessados pela vida e pela sensibilidade da natureza de Deus e do homem.  Segundo Miró.

“Trabalhar muitíssimo e viver a vida, fazer um passeio na montanha ou olhar uma bela mulher, ler um livro, ouvir um concerto: que isso tudo alimente meu espírito para que sua voz se torne mais forte. E, principalmente, queira Deus que não me falte Santa Inquietude! graças a ela os homens avançaram.

É esta inquietude de criança, de querer saber mais deste lugar em que vivemos, que faz se transformar as formas em cores, e as cores em formas, Miró se destaca pela simplicidade de caráter, refletido em suas pinturas, o caráter de menino. O ramântico Wordsworth disse “ A criança é  pai do homem”.

Miró pertencia a uma família rica, mas não aceitava ser sustentado por seus pais. Em uma ocasião, diz a história, “chegou entrar em estado alucinatório mas era de fome". 
Segundo conta, “na época só tinha dinheiro para uma refeição por semana. Chegava em casa faminto e começava a olhar para as paredes. Desenhava até desmaiar”.
Observar as pinturas de Miró é também ser observado. Os olhos estão por todos os lados, vigiando, admirando, perscrutando. Sóis, luas, estrelas, espirais. O giro da bailarina, representado pela leveza da lua a subir ao céu, e gira, e gira, e gira, suportada por um coração.
Em Estrela Azul, um de seus personagens subiu ao céu, e parece balançar de lá de cima em uma gangorra.

Os animais também são temas recorrentes nas pinturas de Miró. Em meio a jardins, o Gato, o galo, a vaca, peixes e pássaros, formigas. Entre mãos e braços, pernas, pés e abraços, no firmamento entre céus e estrelas, luas e sóis, estão os amores de Miró.
A mim parece um amor puro, um amor de criança, que se reflete em suas pinturas, seus desenhos, suas formas tão inocentes e inconscientes. Em tratos geométricos pelas formas, e físicos pelos temas, sempre céu, cometas, estrelas, planetas e os espirais...
Foi na série constelações que Miro apresentou sua linguagem pictórica original.


Homem de vida longa, morreu aos 90 anos. “Miro representava a liberdade. Em certo sentido, era absolutamente perfeito. Não era capaz de pôr um ponto sem fazê-lo no lugar exato: era um pintor de verdade, a tal ponto que bastava deixar cair três manchas de cor cobre a tela para fazer um quadro”.

The Gold of the Azure - 1967                
                                                                Dancer - 1925
                                Woman and Bird at Sunrise - 1946
                                             Painting - 1927
                             Ciphairs and Contellation in love whith a Woman - 1941
                                                               Arlequins Carnival - 1924 - 1925
                                                        Mulher e Pássaro à Luz da Lua
 Woman with Blond Armpit Combing Her Hair by the Light of the Stars - 1940
                                                   Swallow Love
                                              The Flight of the Dragonlfy in Front of the Sun                    
                               Woman and a Dog in Front of the Moon
                                       




 

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