Era uma vez um menino que sonhava com sentimentos: Símbolos cores e formas nas pinturas de Kazimir Malevich
1915 Quadrado Preto Sobre Fundo Banco: O começo do fim.
Se nas pinturas surrealistas o "ser" se abriu para renascer, para o transcender, foi no suprematismo que o "ser" encontrou o caminho da sua reestruturação, restauração desintegração e integração.
Um quadrado preto sobre um fundo branco. O nada sobre o nada.
Ao visualizar Quadrado Preto Sobre Fundo Branco, o que vemos nesta representação é o nada. Não há símbolos, não há cores não há forma, Nada existe.
O discurso era de que se a arte era expressão do sentimento, ela deveria encontrar sua maior expressão na representação exteriorizada pelo sentimento. A arte de verdade ou a arte pela arte não deveria se espelhar nas coisas do mundo material tangível, da imitação do natural, da natureza, devia vir do puro sentimento.
Foi em quadrado preto sobre fundo branco que surgiu o movimento artístico chamado de SUPREMATISMO.
Esta expressão pictórica assim como o nome que deu origem ao movimento nasceu do sentimento de seu criador Kazimir Malevich. Segundo ele mesmo ao expressar esta pintura disse: "Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei Suprematismo."
Suprematismo pela supremacia do puro sentimento. Mas de onde saíra este sentimento, orientado por que motivo, movido por quê? Em uma das postagens anteriores, observei que a produção artística é orientada por três características distintas. De acordo com as análises de Charles Sterling Apud caixeta (1) “os motivos essenciais fornecidos pelo mundo ao artista dizem respeito a três categorias: o homem e sua existência, a vida ao redor do homem e a matéria inerme”.
Se Podemos então considerar que os motivos que levam o homem a se expressar deve estar resumido em uma das três categorias citadas acima, a do homem e sua existência, a vida ao redor do homem abarca a matéria inerme, sua cultura, religião, e todas estas coisas reunidas fazem parte do mundo e do ser, de fora pra dentro e de dentro pra fora através da arte, faz expressar sua verdade, o que vem de dentro e que quer se revelar.
Em filosofia existe a questão existência e essência. A existência precede a essência ou a essência precede a existência?
Os existenciais interessaram-se pelos problemas da existência humana. A palavra foi assciada a leitura de uma época rebelde e solitária.
Os existenciais interessaram-se pelos problemas da existência humana. A palavra foi assciada a leitura de uma época rebelde e solitária.
Romper então com a representação do mundo natural levou o homem a expressar através da arte o sentimento no primeiro momento, individualmente um quadrado preto sobre um fundo branco, um estado de espírito, de existência.
Ao avançar na interpretação "o homem e sua existência", deve-se também levar em conta a vida ao redor do homem, sua cultura, religião, e todas estas coisas reunidas fazem parte do mundo e do ser.
Ao visualizar as pinturas de Kazimir Malevich, o que apreendemos é uma total ausência das coisas, como ele mesmo disse, queria libertar a arte da “coisificação”. Mas na sucessão de sua criação o que se percebe é aparentemente um retorno à forma ou integração da forma simplificada às formas naturais. De quadrados e formas redondas, o que se pode ver em uma intepretação da forma suprematista é a representação de formas sem sentimento, onde as coisas todas são de certa maneira negadas.
Visualizar suas obras nos leva para longe de uma existência, de um ser em um mundo, mas que de certa forma quer voltar a ser. O círculo é antes de tudo a primeira forma natural. Para Cezane, todas as fomas naturais se baseiam no cone, na esfera e no cilindro.
Visualizar suas obras nos leva para longe de uma existência, de um ser em um mundo, mas que de certa forma quer voltar a ser. O círculo é antes de tudo a primeira forma natural. Para Cezane, todas as fomas naturais se baseiam no cone, na esfera e no cilindro.
O círculo negro na pintura de Malevich representa o eclipse do sol, a interrupção da luz, a “ocultação da arte ocidental e de tudo o que nela se baseia, o triunfo da nova ordem sobre a antiga ordem, do oriente sobre o ocidente, do homem sobre a natureza, da idéia sobre a matéria”.
No contexto da expressão pictórica suprematista acontece a revolução russa, que por sua vez negava a religião. “O quadrilátero preto tinha por objetivo representar um ícone moderno superando a trindade cristã tradicional e simbolizando uma realidade suprema”.
Buscando fugir do símbolo acabou por cair na própria simbologia na sua representação, onde negando a natureza, a vida ao redor do homem, só restou representar um dos maiores símbolos religiosos do ocidente, a cruz.
O banco o preto e o vermelho.
Em muitos dos trabalhos de Malevich está ela, suspensa, pairando se elevando. Era um sentimento exteriorizado, o maior deles.
Se para uma arte puramente espiritual o artista devia eliminar toda e qualquer representação do mundo físico acabou por dar o maior salto da imaginação simbólica da história e da arte.
1918 Quadrado Branco Sobre Fundo Branco: do fim o começo.
Então surge logo depois de Quadrado Preto Sobre o Fundo Branco, o Quadrado Branco Sobre Fundo Branco.
Representa a pureza, a ausência da representação o recomeçar, o espaço em branco onde poderá ser desenhada, pintada, expressada uma nova história.
Nas pinturas posteriores, no branco estão libertos os objetos, as formas flutuando, repletas de sensação de infinitude e espaço, mas também parecem estar prontas para se formar de novo no tempo e no espaço, de voltar a ser forma, de voltar a ser luz. Desenvolvendo-se avesso ao suprematismo, surge o surrealismo, exteriorizando na pintura a supremacia do sentimento, pois abarca todas as coisas do mundo, representações simbólicas, realistas, da forma, da cor, e da existência.
Quadrado Preto Sobre Fundo Branco (1915)
- Suprematismo - (1915)
- Suprematismo - (1915)
- Suprematismo - (1915)
Suprematismo - 1916
Suprematismo - 1916
Suprematismo - 1916
Suprematismo - 1919
Spotrsmany - 1931
The Running Manh - 1932
Head - 1932
Mystic
Three Suprematic Figure
Winter Landscape
Referências Textuais:
JANSON. W. H. História Geral da Arte 3° Ed - São Paulo: Martins Fontes, 2001.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suprematismo
http://www.artistasvisuais.com.br/reportagemnoticia.asp?id=143
http://www.wikiart.org/en/kazimir-malevich
Referência de Imagem:
http://www.wikiart.org/en/kazimir-malevich
http://www.kazimir-malevich.org/the-complete-works-1-48-3-4.html
http://www.kazimir-malevich.org/the-complete-works.html
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